Terapia pra quê?

 

Engana-se quem pensa que fazer psicoterapia é somente para os que possuem alguma doença diagnosticada, como a depressão, pânico e outras que têm invadido a vida de tantas pessoas e famílias. Ou para quem enfrentou um grande trauma como acidentes, mortes próximas ou separações.

A psicoterapia é para todos! Todos nós possuímos nossos nós emocionais, sofremos com crenças limitantes, pela falta de uma comunicação eficiente, a pressa, o desamor, quando encontramos pela nossa caminhada pessoas que despertam o nosso pior. Vamos ficando cada vez mais pesados e às vezes é difícil sair sozinho deste buraco negro, onde pensamentos e sentimentos negativos nos invadem. Enfim, perdemos muito tempo e energia em questões que se puderem ser olhadas por diferentes prismas irão facilitar o seguir em frente.

Seguir em frente porque é para lá que a vida flui. Em nosso passado não conseguimos alterar nada. Tudo permanecerá como é.  O que levamos dele que é leve são somente o que se  aprendeu. “O restante é pesado”.

Assim, pode-se fazer psicoterapia por um momento, como auxilio em algum problema pontual ou para períodos de tempo mais estendidos quando se quer conhecer mais profundamente sobre si mesmo.

Quando nos conhecemos verdadeiramente, é como se na viagem da vida, saíssemos do banco do passageiro, aquele que só olha as paisagens e quando chega ao destino olha espantado: puxa, mas não era exatamente isso que eu queria! Conhecer-se significa passar para o lugar do motorista, você guiará pelos caminhos que vão te levar aonde VOCÊ que chegar.  Mas você sabe… o motorista possui muito mais peso em uma viagem … Assumir a responsabilidade por sua trajetória requer DISPOSIÇÃO.

Assim a terapia não depende somente do terapeuta. A Disposição para a mudança é do cliente. Para começar a disposição de tempo, financeira e emocional. E o terapeuta lhe auxiliará, muitas vezes colocando uma lanterna em alguns pontos, ajudará a trocar o pneu quando furar, incentivar quando a viagem estiver muito longa ou a estrada difícil. Com um pouco de tempo e muita disposição, logo você estará dirigindo pelos caminhos que escolheu,  mas com uma diferença: com muita leveza.